vacina febre amarela

Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela

            Para entrar em alguns países da América, é necessária a apresentação de um Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela. Para se obter esse documento é simples.

            Procure um posto de vacinação da sua cidade, instalado em diferentes unidades de saúde das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde. Nestes postos, o viajante tomará a vacina e receberá o Cartão Nacional de Vacinação, válido em todo território nacional.  Deve estar escrito o número completo do lote da vacina, a data legível, o carimbo de identificação do posto e a assinatura do vacinador. Caso tenha procurado um serviço privado, certifique-se que é cadastrado junto a anvisa.

            De posse desse documento, vá pessoalmente a um dos Postos da Anvisa em Portos, Aeropostos e Fronteiras, levando também um documento original, oficial e com foto (RG ou passaporte por exemplo). Esse serviço é gratuito.

            É importante ressaltar que para estar protegido contra a febre amarela, o viajante deverá ser vacinado no mínimo dez dias antes de sua viagem. Essa vacina tem validade de 10 anos.

 

Demais vacinas
            Outras vacinas são recomendadas como medida de prevenção do viajante que se desloca para qualquer área como a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), a dT (difteria e tétano) e Hepatite B. No deslocamento para áreas endêmicas, a poliomielite,influenza e meningite meningocócica. A principal orientação da Anvisa é que o viajante esteja em dia com o calendário vacinal do Ministério da Saúde. Procure a unidade de saúde do seu município.

 

Postos Anvisa no estado de São Paulo

São Paulo – Capital: Aeroporto de Congonhas Av. Washington Luís, s/n - Jardim Aeroporto (11) 5093-6308 8

CRIE - Hospital das Clínicas (SOMENTE PARA OS VACINADOS NO PRÓPRIO CRIE) Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, s/n, 4º andar (11) 3069-6392

Guarulhos: Aeroporto Internacional de Guarulhos Av. Jamil João Zarif, s/nº TPS 02 - ASA C - desembarque (11) 2445-4435; 24 horas todos os dias (inclusive final de semana) 

Campinas: Posto Aeroportuário de Viracopos Rodovia Santos Dumont, km 66  (19) 3725-5411 14h às 19h

Santos: Posto Portuário de Santos  R. Frei Gaspar, 22 - conjs. 11 e 12- Centro (13) 3219-5634 8h às 12

São Sebastião: Posto Portuário de São Sebastião Av. Januário do Nascimento, 118 - Centro - São Sebastião (12) 3892-1890; das 8 às 17h, de 2ª a 6ª feira.

 

 

Comments