O projeto‎ > ‎O Carro‎ > ‎

As modificações no carro

Essa é uma das partes mais legais do planejamento da viagem - pelo menos pro Mauro.
Mas também é das mais complexas, longas e exaustivas.
Veja aqui o passo-a-passo:
 
1. Design e Projeto


 
   



    Tivemos que fazer muitas pesquisas, conversas, análises, cálculos, maquetes e avaliação de leis e regulamentações pra resolver onde morar por um ano. No final decidimos montar um camper ou motorhome, retirando a caçamba original da pickup.
 

2. Tirando a caçamba
    o primeiro passo da construção propriamente dita. Isso até poderia se simples se tivéssemos as ferramentas e instalações adequadas.
    Mas como sempre, a improvisação faz parte da solução.


















 
 
                soltando a caçamba                                            montando um pórtico para suspendê-la                              suspendendo a caçamba com cordas


      ... e assim ficamos com uma pickup sem caçamba


3. Construção da base da estrutura
    O design foi feito para ser feito em estrutura tubular de Alumínio, para ser resistente e leve. Maaaas não conseguimos encontrar alguém para soldar a um preço razoável. E assim acabamos alterando o projeto para fazer a estrutura em tubos de aço. A base da estrutura foi feita de tubos de aço de 50x50x3 mm.
    Eu mesmo comprei, cortei, montei e preparei as soldas e a pintura, feitas pelo Waltinho da Oficina Avenida. Não iria arriscar fazer essas 2 partes tão importantes - melhor deixar isso prum profissional.
    A base é fixada no chassis por 8 parafusos, sendo 4 deles fixos e 4 com coxins. Sobre ela foi colocado um compensado naval que será o piso do camper.



        material cortado e identificado                                    montagem e preparação pra solda                        Obrigado, Waltinho !


4. A estrutura lateral
    Feita de tubos de aço 50x30x1,5mm, foi feita da mesma formaque a base. O design final deixou a altura interna em 1,40m e colocamos um teto que abre, mantendo a altura total do camper baixa enquanto o carro está andando mas que nos permita ficar em pé dentro com ele parado.

Estrutura já montada no chassis


 
5. Fechamento
     Feito com chapas lisas de alumínio rebitadas na estrutura de aço. Para isolar termicamente e também melhorar a acústica, foi colocado uma camada de espuma de PU (poliuretano) em placas, que é 50% menos condutor que o isopor.
 



 






          cortando,                                         furando                                          e rebitando as chapas


  primeiras folhas colocadas                                                     e já com o teto no lugar



aguardem mais fotos e detalhes em breve...